Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

O que é?

 

O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método contraceptivo de alta eficácia, que pode ter duração e eficácia durante 5 a 10 anos, dependendo do produto. O DIU é inserido dentro do útero, sempre por um médico.

 

O procedimento é simples, rápido e costuma ser realizado no próprio consultório médico, sem a necessidade de anestesia geral. Em algumas mulheres, a inserção pode causar um certo desconforto, mas que costuma cessar logo após o procedimento.

 

Como funciona?

 

Existem dois tipo de DIU: o de cobre e o hormonal. Ambos tornam o ambiente hostil aos espermatozoides impedindo seu encontro com os óvulos. O DIU de cobre não possui nenhum tipo de hormônio, já o DIU hormonal libera progesterona dentro do útero. Quanto à eficácia, o DIU é superior quando comparado aos métodos contraceptivos de curto prazo, como as pílulas, injeções, anel e adesivo, uma vez que não depende da correta administração da mulher (esquecer de tomar a pílula, por exemplo).

 

O DIU é abortivo?

 

Não. Como já citado, os dois métodos – de cobre e hormonal – impedem que o espermatozoide encontre o óvulo, portanto a fecundação não chega a acontecer.

 

Pra quem é indicado?

 

A escolha do melhor método para cada tipo de mulher deve ser feita sob orientação médica, após a discussão e avaliação das suas necessidades e preferências.

No caso do DIU, o médico poderá eventualmente solicitar exames complementares antes da inserção.  

 

Quais são os efeitos colaterais?

 

O DIU de cobre, por não conter hormônio, geralmente não altera a frequência das menstruações, porém pode causar um fluxo menstrual mais intenso e possível aumento das cólicas menstruais no primeiro trimestre. Isso acontece principalmente quando a mulher faz a transição, por exemplo, da pílula anticoncepcional (método que contém hormônios) para o DIU de cobre.

O DIU hormonal, devido a liberação local de progesterona, costuma diminuir a intensidade do fluxo e duração das menstruações e, após 6 meses de uso, 44% das usuárias param de menstruar.

 

Quero engravidar. E agora?

 

Basta conversar com seu médico para fazer a retirada do DIU. A fertilidade volta ao normal rapidamente, não importando quanto tempo você utilizou o dispositivo.