Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

A candidíase é uma doença que afeta a área genital das mulheres. Também conhecida como monilíase vaginal, é uma infecção ocasionada por um fungo denominado Candida albicans. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa raramente é uma doença sexualmente transmissível, já que o fungo já se encontra na flora vaginal e é causada quando essa está desequilibrada.

Cerca de 75% das mulheres já apresentaram a candidíase ou apresentarão em algum momento da vida.

Os sintomas mais conhecidos são ardor, coceira, inchaço e coloração vermelha na região genital, fissuras na mucosa genital que lembram assadura e corrimento esbranquiçado.

Já os fatores de risco da candidíase vão de ações evitáveis do dia a dia, como relação sexual sem preservativo, roupa íntima apertada e de material sintético e ficar muito tempo com maiô ou biquíni molhado; como também algumas condições, como obesidade, gravidez, diabetes, doenças imunológicas, e tratamento recorrente com antibióticos.

A prevenção é feita com a higiene da região íntima, de preferência com sabonete íntimo e evitando desodorantes íntimos e ducha vaginal. Também é recomendável optar por calcinhas de algodão e evitar roupas muito apertadas ou molhadas por muito tempo.

O diagnóstico é feito por um médico ginecologista através da análise da mucosa vaginal. Confirmada a candidíase, o tratamento é feito geralmente com cremes para a região íntima ou antifúngicos de base oral.