Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

A adolescência é uma fase de muitas mudanças, principalmente para a menina, que está em uma transição na qual logo se tornará uma mulher. É nessa fase que o corpo muda, as ideias amadurecem e por consequência o desejo sexual começa a surgir. Juntamente com o desejo sexual, vem as dúvidas sobre sexualidade. Uma delas, muito comum, é sobre o uso das pílulas anticoncepcionais.

Ainda hoje existe uma crença sobre a utilização do anticoncepcional no início da vida sexual oferecer possíveis riscos à fertilidade, mas não passa de um mito. Além do uso das pílulas na adolescência não oferecer riscos à fertilidade, ele ainda proporciona benefícios à paciente.

 

Benefícios

 

Muitas meninas, no início de sua vida reprodutiva, podem apresentar:

– menstruação desregulada,

– fortes cólicas menstruais,

– problemas de pele, como as temíveis espinhas.

Os anticoncepcionais orais, por meio dos seus hormônios, auxiliam na regulação do ciclo menstrual e nos demais hormônios envolvidos, regulando assim os sangramentos, reduzindo as cólicas, a oleosidade na pele e, em alguns casos pode melhorar as espinhas.

Vale lembrar que, antes de decidir tomar alguma pílula, é preciso conversar com um ginecologista. Além de tirar as principais dúvidas e dar as orientações corretas, somente ele poderá indicar a melhor pílula para cada caso.