Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

Uma das principais queixas nos primeiros dias pós-parto é a dor que a amamentação pode causar na mulher. Um dos motivos mais comuns para essa dor é falta de “encaixe” entre a boca do bebê e o peito, o que chamamos de pega. Além disso, os ductos da mama, por onde o leite passa, nos primeiros dias ainda são muito estreitos e vão se adaptando ao longo do tempo.

Também pode acontecer da mulher sentir o que chamamos de reflexo da descida do leite, ou reflexo da ejeção do leite, que causa um pouco de dor nos seios quando eles estiverem se enchendo antes de uma próxima mamada.

O importante é que a mulher procure ajuda médica se achar necessário, para orientação e também para descartar problemas mais graves, como a mastite (entupimento dos ductos que podem causar vermelhidão, dor, enrijecimento, inflamação nos seios e febre alta).

A amamentação é o momento de maior ligação entre a mãe o bebê; além disso, o leite materno contém tudo o que a criança precisa para crescer e se desenvolver com saúde. Portanto, mesmo que seja difícil nos primeiros dias, é imprescindível insistir e não desistir do ato de amamentar!