O que é

No ano passado, no Brasil, e recentemente em outros países, a cantora Lady Gaga cancelou vários shows de sua turnê alegando sentir muitas dores devido à fibromialgia. Como se trata de uma figura pública, com milhões de fãs e admiradores, o tema acabou ganhando evidência.

Até então muitas pessoas desconheciam a doença, que é uma síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. A fibromialgia atinge em sua maioria as mulheres e está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Os principais sintomas da fibromialgia são relatados como:

• Dor generalizada: presente em diversas partes do corpo e que pode durar até 3 meses;
  • Fadiga: acordar já se sentindo cansada, mesmo que tenha dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, como apneia e insônia;
  • Dificuldades cognitivas, como problemas de memória e de concentração;
  • Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável);
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés;
  • Palpitações.

Causas

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. São eles:

• Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome;
  • Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia;
  • Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.

Tratamento

O tratamento de fibromialgia consiste em evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral e, além de medicamentos específicos, pode envolver:

• Fisioterapia;
  • Programa de exercícios e preparo físico;
  • Métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento;
  • Terapia cognitivo comportamental.