O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, transmitida por vírus e que ataca a pele ou as membranas mucosas dos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação.

Tipos:

O herpes genital pode ter duas causas:

• Vírus da herpes simples tipo 1 (HSV-1): responsável por infecções dos lábios, da boca e da face. Esse é o vírus mais comum de herpes simples e muitas pessoas têm o primeiro contato com este vírus na infância.
  • Vírus da herpes simples 2 (HSV-2): transmitido sexualmente, o HSV-2 provoca coceira e bolhas ou mesmo úlceras e feridas genitais.

Causas:

A infecção cruzada dos vírus de herpes do tipo 1 e 2 pode acontecer se houver contato oral-genital. Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital. A transmissão ocorre através do contato sexual desprotegido.

Sintomas:

Ardor, coceira, formigamento, feridas na região dos genitais, que podem até mesmo sangrar e causar dor ao urinar.

Deve-se ter muita atenção com o herpes genital na gravidez, pois ele pode provocar abortamento espontâneo. Por isso, as gestantes devem ter atenção redobrada e procurar o ginecologista aos primeiros sintomas.

Tratamento:

O aciclovir é a droga usada para o tratamento do herpes genital. No entanto, o tratamento deve ser adequadamente prescrito pelo médico e nunca se deve fazer o uso de produtos por conta própria.

Recomendações:

* A melhor maneira de prevenir o herpes genital é usar preservativo nas relações sexuais;

* Mesmo que a mulher não tenha lesões visíveis, deve informar o médico de que é portadora do vírus do herpes genital, se pretende engravidar;