A ninfoplastia, ou cirurgia íntima feminina, tem como objetivo remover o excesso dos pequenos lábios. Isso acontece quando a mulher, na posição normal, tem uma porção dos pequenos lábios aparente e se projetando para fora dos grandes lábios.

Os principais motivos que levam as mulheres a procurar pelo procedimento são:

• Estética: incômodo na hora de se expôr ao parceiro;
  • Dor: podem acontecer dores na relação sexual, pois as estruturas dobram-se para dentro da vagina durante a penetração;
  • Dificuldade de higienização: pode causar acúmulo de secreções e urina resultando em infecções.

A cirurgia:

A anestesia utilizada pode ser local associada à sedação ou um bloqueio, sendo assim é possível que a paciente tenha alta no mesmo dia, ou no dia seguinte. O cirurgião retira a parte dos pequenos lábios que está em excesso e reconstrói essas estruturas. São dados pontos absorvíveis, sem necessidade de removê-los mais tarde pois ele caem sozinhos. O tempo de duração da cirurgia é de aproximadamente 40 minutos.

Recuperação:

O tempo de recuperação para este tipo de procedimento costuma ser rápido, podendo a paciente ter alta no mesmo dia da cirurgia e voltar ao trabalho em 5 a 7 dias. Para voltar a praticar atividades físicas é recomendado que se espere pelo menos 3 semanas e que sejam retomadas gradualmente, evitando, nos primeiros dias, exercícios que pressionem a região, como a bicicleta. As relações sexuais podem ser retomadas de 30 a 45 dias após a cirurgia, pois os pontos devem estar bem resistentes para não cederem ao atrito e correrem o risco de abrir.

Resultados:

Cerca de um mês após a cirurgia é possível ver 80% do resultado final, pois a incisão já está cicatrizada. De 3 a 6 meses depois o inchaço desaparece e então é possível ver o resultado final.

A cirurgia visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios, devolvendo conforto e autoestima à paciente. Os lábios têm a função de proteger a vagina contra infecções, além de auxiliar a promover a lubrificação local por isso a cirurgia não deve reduzi-los exageradamente, para não acarretar problemas funcionais.