Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

A amamentação é sempre motivo de muitas dúvidas e insegurança para as novas mamães. Um dos questionamentos mais comuns é sobre o uso de anticoncepcional nesse período. Afinal, a pílula pode afetar a amamentação de alguma forma, interferindo, por exemplo, na qualidade do leite?

A resposta é: dependendo da pílula, sim! Nos primeiros meses seguintes ao nascimento do bebê não são todos os métodos anticoncepcionais que podem ser adotados pela mulher, pois alguns deles podem afetar a quantidade e qualidade do leite produzido durante a amamentação.

As pílulas que contêm estrógeno não são recomendados por representarem risco à produção do leite materno. Geralmente recomenda-se anticoncepcionais que contenham progesterona para os primeiros meses de lactação.

Existem ainda outro métodos contraceptivos que podem ser uma alternativa para a mulher que está amamentando, como o DIU (dispositivo intrauterino), o diafragma e até mesmo a laqueadura – desde que tenha sido uma decisão bastante consciente e convicta, pois trata-se de um método definitivo. Converse com seu ginecologista para discutir as melhores opções para você 🙂