Uma mulher com a vida sexual ativa pode apresentar disfunções sexuais em algum momento. É importante saber identificar quando algo está errado e procurar ajuda médica, pois a maioria dessas disfunções tem tratamento. As mais comuns são:

• Falta de desejo sexual – problema mais frequente e acomete entre 15% e 35% das mulheres. As causas são as mais diversas, como alterações hormonais, parto, amamentação, menopausa, disfunções hormonais e antidepressivos. É possível ainda estar relacionada ao cotidiano e ao estresse, além da dinâmica do relacionamento;

• Incapacidade em obter orgasmo – anorgasmia. Talvez a causa mais comum da dificuldade de atingir o orgasmo entre as mulheres seja o desconhecimento da anatomia feminina, além de se buscar uma dinâmica sexual confortável para elas, o que não é incomum;

• Dor durante a relação sexual – dispareunia. A causa dessa disfunção pode ser corrimento, infecção vaginal, menopausa e distúrbios hormonais. Também pode estar relacionada à falta de desejo sexual, além da adoção de um ritmo inadequado para a relação sexual. A excitação é um elemento importantíssimo para a lubrificação vaginal, que permitirá uma relação prazerosa e sem dor.

• Incapacidade em ter penetração vaginal – vaginismo. É a incapacidade de haver penetração sexual prazerosa para a mulher, com a contração involuntária dos músculos próximos à vagina. Caracteriza-se por um ciclo que envolve ansiedade, tensão e dor, sucessivamente.

Para todos esses problemas, o primeiro passo é consultar um ginecologista, que irá avaliar as possíveis causas e indicar o melhor tratamento. É importante deixar o tabu da sexualidade feminina para trás de uma vez por todas e procurar ajuda médica!