Estamos no mês conscientização e prevenção do câncer de mama e por isso é o momento oportuno para falarmos desse tema tão importante para a saúde da mulher!

Vamos começar com uma definição bem simples e sucinta do que é o câncer: é um tumor maligno, formado pelo desenvolvimento de células de maneira desordenada, que se não for tratado a tempo pode levar à morte. Infelizmente, o câncer de mama é uma doença muito comum entre as mulheres brasileiras.

Existem alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer, são eles:

• Idade – mulheres acima dos 50 anos correm mais risco;
  • Histórico familiar (parentes que já tiveram a doença);
  • Não ter filhos ou ter depois dos 30 anos;
  • Excesso de peso (gordura na região abdominal);
  • Falta de exercícios físicos;
  • Ciclo menstrual: mulheres que começaram a menstruar cedo (antes dos 12 anos) ou que entraram na menopausa após os 55 anos têm risco ligeiramente maior de ter câncer de mama;
  • Tratamento com dietilestilbestrol: no passado, grávidas tomaram essa droga para reduzir o risco de perda do feto. Mais tarde descobriu-se que o medicamento tinha efeitos teratogênicos (causando malformações) e carcinogênicos (capaz de provocar ou estimular o aparecimento do câncer).

Os principais sintomas relatados por quem já teve a doença são:

• Irritação ou aparecimento de irregularidades na mama, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • Dor ou inversão do mamilo (para dentro);
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • Saída de secreção (que não seja leite) pelo mamilo;
  • Caroço nas axilas.

O diagnóstico precoce é imprescindível para que se tenha maiores chances de cura. Ao notar qualquer alteração nos seios procure orientação médica. Para ficar sempre atenta ao seu corpo, algumas das medidas que podem ser tomadas pela mulher são:

• Visitar uma vez por ano seu ginecologista e realizar um checkup ginecológico;
  • Exame clínico e mamografia uma vez por ano para mulheres acima de 40 anos.
  • Fazer o autoexame todo mês após o fim do período menstrual. O autoexame das mamas tem um papel indispensável no diagnóstico precoce do câncer de mama, pois é o primeiro exame que será feito, antes mesmo do exame clínico com um médico ou uma mamografia. Realizá-lo frequentemente é a melhor maneira de detectar alterações na região dos seios.

A Clínica Gynecare apoia a campanha do Outubro Rosa. A prevenção é a nossa maior arma contra o câncer de mama!