Cervicite ou endocervicite, como também é conhecida, é uma inflamação do útero e pode ter origem viral, bacteriana ou parasitária. Normalmente acomete mulheres entre 18 a 25 anos. Sua forma mais comum é a bacteriana e em muitos casos a mulher não apresenta sintomas da doença.

Nos casos em que são observados sintomas, normalmente são eles:

• Irritação;
  • Vermelhidão no local;
  • Corrimento (sai do colo do útero e pode se exteriorizar pela vagina);
  • Sangramento após a relação sexual;
  • Dor pélvica;
  • Febre.

Essa irritação pode ser causada por outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes e clamídia. Outra causa possível para a cervicite é a sensibilidade causada por determinados produtos químicos, como os dos espermicidas das camisinhas e até mesmo dos tampões vaginais.

O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames ginecológicos, sendo o principal deles a coleta de amostra da secreção cervical, que pode acontecer durante a realização do papanicolau.

Caso não haja o tratamento adequado dessa doença, a mulher pode desenvolver enfermidades mais sérias, como infertilidade, doença inflamatória pélvica e aumento da possibilidade da gravidez ectópica. Por isso ao apresentar algum dos sintomas, procure imediatamente o seu ginecologista. E, mesmo que não seja notado nada de diferente, não deixe de realizar os exames ginecológicos de rotina, eles são fundamentais para a sua saúde e para a preservação da fertilidade.