Uma das doenças que frequentemente acomete as mulheres é a cistite, ou também chamada infecção urinária baixa. Na grande maioria das vezes ela é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino, mas também pode ser causada por outros microorganismos.

Mas porque essa doença atinge mais as mulheres do que os homens? A explicação está no tamanho da uretra da mulher que é mais curta que a do homem. Além disso, na mulher, a entrada da uretra está mais perto do ânus, o que facilita a entrada de bactérias que estão presentes na região.

Você sabia que tem três fases da vida em que é mais comum ter Cistite? São elas: o início da atividade sexual (fase em que aumenta a presença de bactérias); durante a gravidez (devido à alteração da flora vaginal) e na menopausa (em razão de alterações hormonais, além da baixa imunidade).

Sintomas da Cistite:

• Necessidade urgente e não habitual de urinar com frequência, inclusive à noite;
  • Pouco volume de urina em cada micção;
  • Ardor ou dor durante a micção;
  • Dor na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Desconforto geral;
  • Febre (mais presente nas crianças);
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

Importante lembrar que deve-se procurar o ginecologista logo no surgimento dos sintomas, pois a infecção urinária pode se tornar muito grave quando atinge os rins e também em suas formas crônicas.

O que fazer para evitar a Cistite?

Existem algumas medidas muito simples que podem ser tomadas para evitar a infecção urinária, como:

• Urinar com frequência: evite segurar o xixi! A proliferação de bactérias pode acontecer quando a urina fica retida por períodos longos;
  • Evitar absorventes internos. Optar pelos externos e trocá-los com frequência;
  • Utilizar água e sabão para a higiene após evacuação. Se utilizar papel higiênico, a limpeza deve ser sempre feita de frente para trás;
  • Evitar o hábito de usar roupas justas ou de fibras sintéticas, já que a falta de ventilação facilita a proliferação das bactérias;
  • Beber muita água, para ajudar a eliminar as bactérias da bexiga.