Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

Se você é o tipo de grávida que não abre mão da vida saudável e do exercício físico, mesmo durante a gestação, você está no caminho certo. Se você não é adepta à atividades físicas, melhor começar a considerar a hipótese de criar novos hábitos, que só trazem benefícios, principalmente durante essa fase. Lembrando que a prática de qualquer exercício físico, mesmo os mais leves, deve ser feita sob orientação de um profissional e deve ser liberada pelo obstetra, caso contrário é necessário seguir as recomendações de repouso para evitar riscos à sua saúde e a do bebê.

Praticar exercícios físicos reduz o risco de complicações obstétricas, gera maior controle de ganho de peso da mãe, evitando o diabetes gestacional e hipertensão, por exemplo, e atua positivamente no estado psicológico, diminuindo a incidência de depressão e estresse.

 

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados ao praticar as atividades físicas: use roupas frescas, evite altas temperaturas e beba muita água para se manter hidratada. Também é importante conversar com seu médico sobre o uso de protetor solar no caso de atividades ao ar livre, pois devido ao aumento na taxa de hormônios, o sol pode aumentar as manchas na pele da gestante, principalmente na face.

 

Atividades recomendadas

As atividades físicas mais recomendadas são as praticadas na água, como hidroginástica e natação, uma vez que evitam as forças gravitacionais, diminuindo as dores lombares e o inchaço.

Uma boa alternativa para prevenir a perda do tônus muscular e melhorar a flexibilidade são os exercícios posturais como yoga, pilates e RPG.

Caminhadas leves também são uma ótima opção para não ficar no sedentarismo.

Algumas práticas podem ser contraindicadas em casos específicos, principalmente para mulheres com problemas cardíacos, em trabalho de parto prematuro, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado, entre outros. Consulte sempre seu médico para que, juntos, vocês escolham a atividade ideal para esse momento.