Os miomas são tumores benignos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. Eles atingem cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

Não se sabe exatamente o motivo pelos quais os miomas aparecem, eles não tem causa única. Normalmente se dão por fatores hormonais, pois eles são tumores hormônio-dependentes – o estrogênio e a progesterona são apontados como os responsáveis pelo seu desenvolvimento. Sua incidência diminui depois da menopausa e geralmente responde bem ao tratamento.

Outros fatores que elevam a propensão do desenvolvimento do mioma são a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos).

Nem todas as mulheres com miomas terão sintomas, mas quando eles ocorrem, podem se manifestar por:

• Sangramento menstrual intenso;
  • Períodos menstruais prolongados – sete dias ou mais;
  • Sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos;
  • Pressão ou dor pélvica;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Dificuldade esvaziar a bexiga;
  • Prisão de ventre;
  • Dor durante as relações sexuais.

Quando o diagnóstico é positivo para miomas, a paciente deve conversar com seu médico sobre as opções mais adequadas ao seu caso.

Algumas opções de tratamento são os medicamentos hormonais; DIU hormonal; contraceptivos; anti-inflamatórios não esteróides para dor e suplementos de vitaminas e ferro, por conta dos nutrientes perdidos no sangramento. Para casos mais graves existem também tratamentos cirúrgicos como mimectomia ou histerectomia que podem ser realizados por videolaparoscopia.