Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

Quem nunca ouviu os mais antigos dizerem que fazer sexo durante a gestação é errado ou que machuca o bebê? Pois saiba que isso não passa de um mito.

O casal pode ter relações sexuais enquanto for confortável para a mulher. Além de não oferecer riscos ao bebê, a relação sexual ajuda a elevar sua autoestima ao fazê-la se sentir mais bonita e valorizada, e ainda contribui para um relacionamento saudável com seu parceiro.

Existe um tampão mucoso responsável por fechar o colo do útero e proteger o bebê contra infecções. O saco amniótico e os fortes músculos do útero também o protegem, portanto ele está totalmente seguro durante as relações sexuais.

Quando estiver chegando a hora de nascer, praticar sexo pode até mesmo ajudar a induzir o parto, caso a mulher se sinta confortável com a ideia. A prática não é recomendada apenas quando há dor, sangramentos ou orientação médica por conta de uma gestação de risco.

 

Cuidados

Por não haver preocupação com a anticoncepção, alguns casais abandonam o uso de preservativos. A recomendação é que a camisinha continue sendo utilizada durante a gestação, pois a imunidade da mulher grávida é mais frágil e o risco de contrair uma enfermidade por via sexual é igual ou maior que a de uma não gestante.