Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

A Tricomoníase é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), não tão conhecida como a AIDS, a Sífilis e a Herpes, porém sua ocorrência é muito comum e costuma afetar mais as mulheres.

Trata-se de uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.

O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema genital e urinário. Por viver principalmente na parte interna da vagina, essa doença causa microlesões e dores, e pode até levar ao desenvolvimento de outras DSTs.

 

A curiosidade sobre a Tricomoníase é que nas mulheres, os sintomas costumam iniciar durante ou após a menstruação. Entretanto, em alguns casos, essa doença pode permanecer meses sem apresentar nenhum sintoma, dificultando o tratamento após a descoberta.

 

Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:

  • Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada;
  • Coceira;
  • Odor forte e desagradável;
  • Irritação vulvar;
  • Dor;
  • Dificuldade de urinar.

 

Ao detectar esses sintomas a mulher deve procurar um ginecologista imediatamente para receber o tratamento correto. Mas melhor do que tratar, ainda é prevenir. Usar preservativos nas relações sexuais ainda é a melhor maneira de se manter longe das DSTs!